domingo, 12 de outubro de 2008

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO:



MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO:

No custeio variável, todos os custos e despesas variáveis (inclusive as despesas de vendas e administração) são deduzidas da Recita de Vendas, embora as despesas variáveis não façam parte do custo do produto, resultando em Margem de Contribuição.
A margem de contribuição representa o valor que cobrirá os Custos e Despesas fixos da empresa e proporcionará o lucro.

Fórmula:
MC = RV – CV. Formula : MC/u = PV/u – CV/u
MC = Margem de Contribuição MC/u = Margem de Contribuição unitária
RV = Vendas Totais (receita) PV/u = Preço de Venda Unitário
CV = Custos Variáveis Total. CV/u = Custos Variável Unitário

Margem de Contribuição é um conceito de extrema importância para o custeio variável e para a tomada de decisões gerenciais. Em termos de produtos, a margem de contribuição é a diferença entre o preço de venda e a soma dos custos e despesas variáveis.

RELAÇÃO DE CUSTO / VOLUME / LUCRO

A relação custo/volume/lucro é a relação que o volume de vendas tem com os custos e lucros.
O planejamento do lucro exige uma compreensão das características dos custos e de seus comportamentos em diferentes níveis operacionais.
A relação entre os custos e as receitas em diferentes níveis de atividades pode ser representada gráfica ou algebricamente.
A demonstração de resultado do exercício reflete o lucro somente em determinado nível das vendas, não se prestando à previsão de lucros em diferentes níveis de atividade.

PONTO DE EQUILÍBRIO

A empresa está no ponto de equilíbrio quando ela não tem lucro nem prejuízo; nesse ponto, as receitas totais são iguais aos custos totais ou despesas totais.
RT = Receita Total
CT = Custo Total
CDT = Custos + Despesas Totais
CDF = Custos + Despesas Fixas Totais
CDV = Custos + Despesas Variáveis
PE(q) = Ponto de Equilíbrio em Quantidades.
Mcu = Margem de contribuição Unitária
PV = Preço de Venda da Unidade
Q = Quantidade
RT = CT
Pv x Q = CDV x CDF
Pv x Q – CDV x Q = CDF
Q (Pv – CDV) = CDF
PE (q) = CDF e PE (valor) = CDF
Mcu Índice ( MC/PV)

PONTO DE EQUILÍBRIO.

A empresa está no ponto de equilíbrio quando ela não tem lucro ou prejuízo; nesse ponto, as receitas totais são iguais aos custos totais ou despesas totais.
A análise d Ponto de Equilíbrio é fundamental nas obrigações referentes a investimentos, nos planejamentos de controle do lucro, no lançamento ou corte de produtos e para análise das alterações do preço de venda, conforme o comportamento do mercado.
Cálculo Algébrico do Ponto de Equilíbrio:
RT= Receita Total PE (q) = Ponto de Equilíbrio em Quantidades
CT= Custo Total MC u = Margem de Contribuição Unitária.
CDT = Custos + Despesas Totais PV = Preço de venda em Unidade
CDF= Custos + Despesas Fixas Totais Q = Quantidade
CDV = Custos + Despesas Variáveis
RT = CT
PV x Q = CDV x CDF
PV x Q – CDV x Q = CDF
Q (PV – CDV) = CDF
Q (Mcu) = CDF
PE (q) = CDF e PE (valor) CDF
Mcu índice MC/PV

PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL, ECONÔMICO E FINANCEIRO.

-PONTO DE EQUILÍBRIO CONTÁBIL (PEC): O Ponto De Equilíbrio Contábil (PEC) É obtido quanto há volume (monetário ou físico) suficiente para cobrir todos os custos e despesas fixas, ou seja, o ponto em que não há lucro ou prejuízo contábil. É o ponto de igualdade entre a Receita Total e o Custo Total. PEC= CDFT
MC
-PONTO DE EQUILÍBRIO ECONÔMICO (PEE): O Ponto De Equilíbrio Econômico (PEE) ocorre quando existe lucro na empresa e este busca comparar o lucro da empresa em relação à taxa de atratividade que o mercado financeiro oferece ao capital investido. PEE= CDFT + Custo de Oportunidade
MC
-PONTO DE EQUILÍBRIO FINANCEIRO (PEF): O Ponto De Equilíbrio Financeiro (PEF) é representado pelo volume de vendas necessárias para que a empresa possa cumprir com seus compromissos financeiros.
Nem todos os custos de produção representam desembolsos. Desta forma, os resultados contábeis e econômicos não são iguais aos financeiros. PEF = CDFT – Despesas não Desembolsáveis
Mcu

Nenhum comentário: